Sobre Taiu Bueno

Octaviano Augusto de Campos Bueno é também conhecido como Taiu Bueno. Enquanto surfista (1975-1992), ainda é considerado um dos melhores big riders do mundo. Ele consagrou o nome do Brasil no cenário do surf mundial e é um dos ícones de uma geração, influenciando grandes surfistas como: Carlos Burle, Eraldo Gueiros, Alemão de Maresias e Sylvio Mancusi. Mas não é somente como surfista que Taiu Bueno é reconhecido. Ele passou a inspirar ainda mais a todos através da sua resposta à grande adversidade a qual passou.

Enquanto participava de uma etapa do circuito mundial que acontecia na cidade de Guarujá, ele sofreu um grave acidente que mudou radicalmente sua vida. De uma onda mal completada na praia de Paúba, litoral norte de SP, e consequentemente uma lesão na quarta vértebra cervical com comprometimento neurológico, ele ficou paralisado do ombro para baixo.

Mas ao invés de se afastar do surf e das pessoas, Taiu Bueno reagiu contrariamente às expectativas negativas. Ele foi se recuperando aos poucos, enquanto andava cercado sempre de muitas pessoas. Ele começou a se movimentar e ganhar independência usando uma cadeira motorizada eu é controlada pelo queixo. Ele acessa o computador usando um palito especial adaptado, e já moveu milhares de pessoas em diversas campanhas com seu carisma.

Na sua adaptação a sua nova e diferente situação física, ele se tornou locutor de campeonatos de surf, atuou como comentarista também em transmissões pela televisão, teve o seu próprio disk-surf pelo telefone e posteriormente este surf-report passou a ser com fotos pela internet no site “Taiusurf”. Ele já foi colunista em todas as revistas do segmento, criou o jornal Nuts, atuou como jornalista no Jornal Paulista, escreveu e publicou uma “Cartilha do Surf”, publicou o seu livro “Alma Guerreira” e está prestes a lançar o seu segundo livro “Na Onda do Espírito”. Taiu Bueno já ministrou palestras motivacionais para empresas, escolas e igrejas, e continua ministrando (saiba mais). É casado com Diana Bueno desde 2004, que é a sua companheira e empresária.

É o fundador e presidente da ONG SMF (Sociedade Mais Forte), onde desenvolve alguns projetos, dentre eles o “Projeto Surf para Todos” o qual viabiliza cadeirantes surfar e frequentar a praia (acessibilidade).

Utilizando uma prancha desenvolvida por ele e alguns amigos, Taiu voltou a pegar ondas e sentir a sensação de surfar, e isto aconteceu depois de quase vinte anos de abstinência.

Taiu Bueno é inspiração. Com seu bom astral absurdamente não compatível a sua situação física, ele consegue com a sua simples presença e alegria levantar o astral de muitas pessoas. Conheça um pouco mais sobre sua estória fazendo o download gratuito do seu primeiro livro: Alma Guerreira, na opção LIVRO. Navegue explorando este site, e se puder, compartilhe nas redes sociais.

Obrigado pela visita! (equipe taiubueno.com.br)